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14/04/2013

Reavaliando o projeto eVectra


   Após análises do último teste feito no motor de 109v.

   Irei reavaliar alguns parâmetros que foram usados no cálculo preliminar a exatos 5 meses atrás.


   A potência de pico ainda deverá ser de 102Kw.

   E de acordo com o último teste, consegui chegar em 6600rpm à 220Hz e 198v.

   Usando a fórmula para cálculo da potência:



       

   Potência nominal: (6600 rpm)
    (4.09 kgf.m * 6600 rpm) / 974 = 27,71kW => 28kW


   Potencia de pico: (6600 rpm)
   Conjugado máximo => 340% = 4,09 * 3,4 = 14kgfm
   Potencia máxima => (14 kgf.m * 6600 rpm) / 974 = 95kW



   A potência de pico foi elevada para 95kW, mas eu ainda preciso de uma aceleração de 102Kw.

   O fabricante diz que o conjugado máximo pode chegar até 340% e permanecer neste patamar por CURTO espaço de tempo. 60 segundos.

   Isso quer dizer que se disponibilizarmos 3x mais corrente para o motor, ele vai ser capaz de subir o conjugado em até 340%, mas vai queimar o enrolamento se permanecer com esta corrente.

   O que fazer então?

   O que se tem que fazer é aumentar a capacidade de corrente do enrolamento.
   Onde se usa um condutor, faz-se usar 3 condutores. Pode-se usar um condutor de maior diâmetro, mas é mais difícil enrolar uma bobina com um condutor mais grosso do que 3 fios finos.

   Aumentando o número de condutores, o espaço no slot diminui mas a capacidade de manipular corrente aumenta.

   No final tem-se um motor com apenas uma tensão de trabalho. E alta corrente.

   A capacidade de manipular corrente está diretamente relacionada a capacidade do isolante do cobre de manipular altas temperaturas. (em torno de 150 graus celsius).

   Agora podemos trabalhar com o motor com potência nominal de 95kW e 3 * 95kW = 285kW de pico.

Nota: Se o motor for um de 15CV (5,9 kgf.m) a potência será: 120kW nominal e 360kW de pico.

   Novo valor para a corrente:
   A corrente seria 3 x maior do que a nominal original.
   Originalmente:
   Corrente nominal: 25A
   Corrente de pico: 3 * 25 = 75A

   Nova corrente: ( in hand de 3x)
   Nova corrente nominal: 75A
   Nova corrente de pico: 3 * 75 = 225A

   Esta é a nova corrente que o motor terá que manipular.
   Os cabos principais agora terão que suportar corrente de 225A.
   Os terminais do motor terão que suportar corrente de 225A.

   Até aqui dá pra fazer.

   Algumas modificações serão necessárias no motor:
   O ventilador agora terá que ser elétrico independente da rotação do motor. Não poderá mais ser ligado diretamente no eixo do rotor, como normalmente é ligado.
   Terá que ser usado um cooler de 20", com alimentação independente do motor.


Dados tirados do 2o teste do motor 109v

HzTensãorpmV/F
603918000,65
704621000,65
805224000,65
905827000,65
1006530000,65
1107233000,65
1208036000,65
1309039000,65
14010342000,65
15011645000,77
16012748000,80
17014051000,85
18015054000,65
19016357000,85
20017360000,85




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