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23/04/2013

Acoplar o MIT direto no cardã da ElectricBlazer


Acoplar o MIT diretamente no diferencial.

a) O motor precisa ter muito torque em baixa rotação. Isso dá pra resolver.

b) O motor precisa girar muito rápido pra manter a velocidade final.

Veja o que significa isso:
A relação do diferencial da Blazer é 11x41 (3,73).
Isso quer dizer que o motor 3,73 voltas e a roda da 1 volta.

Cálculo do diâmetro da roda da Blazer:
   Pneu: 225 / 70 / R15
   Largura do pneu: 225mm
   Perfil: 70%
   Diâmetro da jante: R15
   Diâmetro total da roda: 696mm


Precisamos calcular a circunferência da roda.

Circunferência = Diâmetro x 3,14 = 2185,44mm

5400(rpm motor) / 3,73(diferencial) = 1600(rpm roda)


Velocidade final:
1600(rpm roda) x 2185,44mm = 3.496.704mm / min.
                                               3.496,70m / min.
                                               3,5km / min.
                                               210km/h.

No final fica assim:

Motor (5400 rpm) => 210km/h!!!!!  UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CARACA!!!!!!!!!!!!!!!!!   210km/h !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Velocidade mais do que suficiente pra rodar nas estradas.

Até esta rotação, o rotor roda tranquilo e os rolamentos lubrificados com graxa trabalham frios.

Velocidade final mais do que suficiente. 

Vai capotar se entrar numa curva nesta velocidade. Hehehehehehehehe...

Com relação aos pólos do motor:
A opção pelo motor de 2 polos é porque o material do estator geralmente possui melhor performance magnética que o de 4. Que por sua vez é melhor que o de 6 que é melhor que o de 8.

Só que o motor de 4 pólos é o que melhor se encaixa na nossa aplicação. 
Fica no meio entre o de 2 e o de 8 polos.

O de 2 polos tem muita rotação e pouco torque. 
O de 8 polos tem muito torque e pouca rotação.

O de 4 tem mais velocidade que o de 8 e mais torque que o de 2.

E como já vimos, o baixo torque conseguimos resolver com o aumento do diâmetro do condutor. 

E dá pra enrolar um motor de 4 polos na garagem. 

Com relação a carcaça do motor, o ideal é que seja face C ou B, motor para bomba hidráulica.
E que seja TEFC. - Total Enclosed Fan Cooled, motor com ventilador acoplado.

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