Acoplar o MIT diretamente no diferencial.
a) O motor precisa ter muito torque em baixa rotação. Isso dá pra resolver.
b) O motor precisa girar muito rápido pra manter a velocidade final.
Veja o que significa isso:
A relação do diferencial da Blazer é 11x41 (3,73).
Isso quer dizer que o motor 3,73 voltas e a roda da 1 volta.
Cálculo do diâmetro da roda da Blazer:
Pneu: 225 / 70 / R15
Largura do pneu: 225mm
Perfil: 70%
Diâmetro da jante: R15
Diâmetro total da roda: 696mm
Precisamos calcular a circunferência da roda.
Circunferência = Diâmetro x 3,14 = 2185,44mm
5400(rpm motor) / 3,73(diferencial) = 1600(rpm roda)
Velocidade final:
1600(rpm roda) x 2185,44mm = 3.496.704mm / min.
3.496,70m / min.
3,5km / min.
210km/h.
No final fica assim:
Motor (5400 rpm) => 210km/h!!!!! UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CARACA!!!!!!!!!!!!!!!!! 210km/h !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Velocidade mais do que suficiente pra rodar nas estradas.
Até esta rotação, o rotor roda tranquilo e os rolamentos lubrificados com graxa trabalham frios.
Velocidade final mais do que suficiente.
Vai capotar se entrar numa curva nesta velocidade. Hehehehehehehehe...
Com relação aos pólos do motor:
A opção pelo motor de 2 polos é porque o material do estator geralmente possui melhor performance magnética que o de 4. Que por sua vez é melhor que o de 6 que é melhor que o de 8.
Só que o motor de 4 pólos é o que melhor se encaixa na nossa aplicação.
Fica no meio entre o de 2 e o de 8 polos.
O de 2 polos tem muita rotação e pouco torque.
O de 8 polos tem muito torque e pouca rotação.
O de 4 tem mais velocidade que o de 8 e mais torque que o de 2.
E como já vimos, o baixo torque conseguimos resolver com o aumento do diâmetro do condutor.
E dá pra enrolar um motor de 4 polos na garagem.
Com relação a carcaça do motor, o ideal é que seja face C ou B, motor para bomba hidráulica.
E que seja TEFC. - Total Enclosed Fan Cooled, motor com ventilador acoplado.
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