Por sorte, vi nas fotos que tirei das tampas em suas posições originais, e através de algumas marcas que pude identificar nas fotos, pude colocar as tampas em suas devidas posições. Mas acredito que isto só sirva para poder conseguirmos fechar o motor.
De qualquer forma elas estão nas posições originais, e não posso mais culpar isso se o motor não esta aumentando o rotação.
Instalei o termometro dentro do motor.
Acoplei o sensor de temperatura do multímetro encostado no enrolamento do estator e estou monitorando a temperatura da fiação através do multímetro.
Este é o sensor de temperatura
Vou instala-lo dentro do estator no futuro. Furando a carcaça. Enquanto isso fica aqui.
O conector sai no mesmo local da fiação
As temperaturas estão diferentes, mas depois de um tempo elas estabilizam no mesmo valor.
No futuro irei colocar o sensor bem próximo ao rotor. Furando a carcaça até um ponto bem próximo ao rotor.
Agora estou fazendo ajustes nos parâmetros do inversor, principalmente os relacionados com a curva v/f.
Outra coisa que percebi, é que a ponta do eixo esta empenada, pode-se ver claramente que a ponta esta oscilando quando a velocidade angular do eixo esta baixa.
Não acredito que isto vai atrapalhar os meus testes de acionamento do motor.
Mas fica a observação quando for comprar o motor definitivo.
PRESTAR ATENÇÃO NO ALINHAMENTO DO EIXO DO ROTOR.
Acredito que a versão do software do inversor não seja a que esta no manual abaixo, mas é o que eu tenho por enquanto.
O manual do inversor esta aqui
No manual tem esta dica:
Variable Torque Fan/Pump Applications
For improved motor tuning performance when using a premium efficient motor on a variable torque load, set A084 [Boost Select] to option 2 “35.0, VT”.
Portanto vou configurar o parâmetro A084 em 2.
Após análise sobre o motivo do motor não aumentar a rotação, cheguei a conclusão que a causa é o desbalanceamento do rotor.
Apesar do rotor ter sido projetado para velocidades acima da nominal, ou seja, 7200 rpm. E isso se daria em 240Hz, descontando o escorregamento, o desbalanceamento está visível a olho nú.
Portanto este desbalanceamento é extremamente acentuado nas altas rotações.
Se eu quiser chegar a velocidades extremamente altas, sugiro à mim mesmo que desempene e/ou balanceie o eixo do rotor.
Esta tarefa vai ficar pra casa, pois não é o objetivo dos meus testes.
Depois de ficar refinando um monte de parâmetros, eu finalmente decidi tirar o que restava do ventilador do motor, que além de estar quebrado e não estar ventilando nada, estava extremamente PERIGOSO ficar girando o rotor sem a devida proteção do ventilador.
E o mesmo por estar quebrado, acrescentava MAIS desbalanceamento ao eixo, que com o aumento da rotação era sensivelmente afetado por este desbalanceamento.
Ou seja mecanicamente o rotor não conseguia acompanhar o campo girante, justamente por causa deste empecilho mecânico.
Removido o ventilador, o eixo pode girar mais livremente até ser novamente incomodado pelo desbalanceamento provocado pelo próprio eixo.
A remoção do ventilador quebrado prova que o desbalanceamento mecânico é FATAL para se alcançar as altas rotações.
Veja os pedaços do ventilador após a remoção:
Este ventilador foi removido com um alicate.
A chaveta esta guardada para se fixar outro se necessário. Um ventilador será necessário, mas não uma ventoinha fixada no eixo.
Vou colocar um ventilador elétrico que rode numa velocidade independente do eixo.
Segue o vídeo do rotor rodando do 0Hz até 220Hz.
Perceba que a bancada vai começar a vibrar por causa do desbalanceamento do rotor. Mas dessa vez não posso melhorar o balanceamento.
Teste da rotação do motor de 0Hz até 140Hz
Como o rotor não pode passar de 220Hz, não compensa por enquanto mexer no enrolamento deste motor para diminuir a tensão nominal para 30v.
Pois isto implicaria em aumento de corrente e este inversor não esta preparado para este aumento de corrente.
Todos estes parâmetros que foram mexidos, devem ser novamente alterados quando o motor estiver no carro.
Segue tabela final com os parâmetros ajustados e resultados das medidas.
Próxima etapa, aumentar a corrente do inversor...
For improved motor tuning performance when using a premium efficient motor on a variable torque load, set A084 [Boost Select] to option 2 “35.0, VT”.
Portanto vou configurar o parâmetro A084 em 2.
Após análise sobre o motivo do motor não aumentar a rotação, cheguei a conclusão que a causa é o desbalanceamento do rotor.
Apesar do rotor ter sido projetado para velocidades acima da nominal, ou seja, 7200 rpm. E isso se daria em 240Hz, descontando o escorregamento, o desbalanceamento está visível a olho nú.
Portanto este desbalanceamento é extremamente acentuado nas altas rotações.
Se eu quiser chegar a velocidades extremamente altas, sugiro à mim mesmo que desempene e/ou balanceie o eixo do rotor.
Esta tarefa vai ficar pra casa, pois não é o objetivo dos meus testes.
Depois de ficar refinando um monte de parâmetros, eu finalmente decidi tirar o que restava do ventilador do motor, que além de estar quebrado e não estar ventilando nada, estava extremamente PERIGOSO ficar girando o rotor sem a devida proteção do ventilador.
E o mesmo por estar quebrado, acrescentava MAIS desbalanceamento ao eixo, que com o aumento da rotação era sensivelmente afetado por este desbalanceamento.
Ou seja mecanicamente o rotor não conseguia acompanhar o campo girante, justamente por causa deste empecilho mecânico.
Removido o ventilador, o eixo pode girar mais livremente até ser novamente incomodado pelo desbalanceamento provocado pelo próprio eixo.
A remoção do ventilador quebrado prova que o desbalanceamento mecânico é FATAL para se alcançar as altas rotações.
Veja os pedaços do ventilador após a remoção:
Este ventilador foi removido com um alicate.
A chaveta esta guardada para se fixar outro se necessário. Um ventilador será necessário, mas não uma ventoinha fixada no eixo.
Vou colocar um ventilador elétrico que rode numa velocidade independente do eixo.
Segue o vídeo do rotor rodando do 0Hz até 220Hz.
Perceba que a bancada vai começar a vibrar por causa do desbalanceamento do rotor. Mas dessa vez não posso melhorar o balanceamento.
Teste da rotação do motor de 0Hz até 140Hz
Teste da rotação do motor de 140Hz até 220Hz
Como o rotor não pode passar de 220Hz, não compensa por enquanto mexer no enrolamento deste motor para diminuir a tensão nominal para 30v.
Pois isto implicaria em aumento de corrente e este inversor não esta preparado para este aumento de corrente.
Todos estes parâmetros que foram mexidos, devem ser novamente alterados quando o motor estiver no carro.
Segue tabela final com os parâmetros ajustados e resultados das medidas.
Próxima etapa, aumentar a corrente do inversor...
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