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06/04/2013

Eixos Empenados ou Quebrados


Eixos Empenados ou Quebrados
Os sintomas mais comuns de eixo empenado é a excentricidade e/ou vibração do equipamento. A excentricidade do eixo pode ser medida através de um relógio comparador em vários pontos ao longo do eixo, para constatar se o mesmo encontra-se empenado.

Danos ocorridos durante o transporte ou armazenagem, manuseio inadequados durante a instalação podem empenar o eixo. Se o motor possui correias, deve-se averiguar a tensão das mesmas e deve-se verificar se existem sinais de roçamento em vários pontos, uma vez que o eixo pode empenar como resultado de aquecimento por fricção.

Eixos de motores podem trincar ou quebrar por danos de transporte, excessos mecânicos, fadiga causada por excessiva tensão nas correias ou por desalinhamento.  

A fadiga por tensão é indicada pela quebra com ângulo de 45° em relação ao eixo axial. Esse tipo de falha pode ocorrer com motores conectados diretamente, que acionem cargas pulsantes variáveis.

Fadiga de empenamento é indicada pela quebra perpendicular ao eixo axial. Esse tipo de falha é normalmente causado pelo excessivo “empurrão” da correia.


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