Mas não existe outro jeito de se aumentar o torque de um pequeno motor se não for com o aumento de corrente em baixa rotação.
Mas este é o torque de partida, não é o torque para velocidades constantes/cruzeiro.
O motor precisa ter este torque inicial que é pra poder deslocar o veículo da inércia em baixa rotação.
A força que conseguimos com esta disposição nos permite usar a tração direta nas rodas, sem o uso da caixa de marchas.
O rebaixamento da tensão nominal não é que devemos operar na tensão baixa. Pelo contrario, devemos operar em tensão alta pra diminuir a corrente como você falou.
Então a idéia é subir a tensão/rotação rapidamente e alcançar logo uma alta rotação e consequentemente uma alta tensão e baixa corrente de operação.
Mas o veículo tem estas duas características infelizmente.
Precisamos de torque em baixa rotação e torque em alta rotação.
Não se consegue fazer isso se não abaixarmos a tensão nominal do motor e se não colocarmos tensão alta nele.
Isso não vai queimar porque ao mesmo tempo que elevamos a tensão, elevamos também a frequência do campo girante (rotação).
Essa é que é a sacada dos grandes fabricantes.
Alta tensão 300v e alta rotação. 14000rpm.
Só que vamos pensar um pouquinho na nossa realidade.
Não temos controladores que operam em alta tensão no mercado. Na verdade não temos controlador nenhum.
O que temos até agora são os controladores Curtis AC que possuem uma tensão de trabalho de até 96v / 550A.
Estes nós conseguimos importar de 2a mão por U$ 800,00.
Então como eu falei, precisamos saber qual o controlador que iremos usar.
Eu vou adotar o Curtis 96v / 550v por enquanto.
Temos a tensão de trabalho de 96v. 8 baterias em série = 96v ( a corrente vamos calcular mais tarde )
Se rebobinarmos um mit pra 96v ele terá um aumento de corrente nominal na seguinte proporção.
220v / 96v = 2,29 => 2
A corrente nominal de um 10hp trifásico comum = 25A
Na nova proporção teríamos um motor de 96v e 25 x 2 = 50A
O emotor agora é 96v 50A nominal e frequência de 60Hz.
Atente para o detalhe da frequência de trabalho que continua a mesma do motor original 60Hz.
Então aquele torque que iríamos conseguir na rotação nominal que o fabricante diz que tem em 60Hz, podemos conseguir mais cedo, com menos rotação.
No motor de 10hp original o torque nominal consome 25A.
No emotor se injetarmos 25A ele tará o mesmo torque original. Só que ele consome 25A em 30Hz. Porque em 60Hz ele vai consumir 50A.
Eu não estou interessado em aumentar o consumo do motor. Eu estou interessado em fazer o motor atingir o torque original mais cedo, com menos rotação.
Por isso a ideia de torque em baixa rotação. Mas não estamos criando torque extra com aumento de corrente.
Pra se aumentar efetivamente o torque temos que aumentar a massa do rotor e do campo do estator. E não é isso que queremos.
Queremos usar um motor pequeno e fazer o torque dele acontecer mais cedo, com menos rotação.
Agora vamos ver o que os gringos fazem com os seus motores enrolados na garagem:
Usam o mesmo controlador Curtis de 96v / 550A.
E rebobinam pra ficar entre 15v e 30v.
Vamos ver o que acontece com este motor agora:
220v / 30v = 7,33 => 7
Corrente 25A x 7 = 175A
O torque original é conseguido em 60Hz / 7 = 8,5Hz
Comparando as rotações motor 4 pólos: rpm = (120 x f ) / P
Original = rpm = (120 x 60Hz)/4polos = 1800 rpm (rotação nominal)
emotor (96v) = (120 x 30) / 4 = 900 rpm
emotor (30v) = (120 x 8) / 4 = 240 rpm (Nova Rotação Nominal)
C(kgfm) * N(rpm) 4,09 * 1755
P(kw) = --------------------- => P(kw) = ---------------------- = 7,4 kw
974 974
C(kgfm) * N(rpm) 30.031 * 240
P(kw) = --------------------- => P(kw) = ---------------------- = 7,4 kw
974 974
Então eu vou conseguir o torque original agora em 240 rpm nominal, bem menos do que 1800 rpm.
Eu não criei torque nenhum, mas pra fazer isso tive que aumentar a capacidade de corrente do motor.
Só que um motor rodando em 240 rpm nominal não serve pra muita coisa não é mesmo?
Mas não se esqueça que este emotor agora tem força pra ser conectado direto no eixo cardãn.
E 240rpm vezes o diâmetro do pneu (xxx) dá pra alcançar uma velocidade em torno de (xxx)
Então agora vamos usar o método de controle que os bons controladores tem: IFO vector
The Curtis IFO flux vector algorithm generates maximum torque and optimal efficiency across the entire speed range
Este método de controle, que os inversores modernos também tem, é o pulo do gato.
Este método vai permitir aumentar a rotação ao mesmo tempo que aumenta a tensão de trabalho, mantendo o mesmo torque original.
E qual vai ser o limite da rotação?
O limite é a tensão de trabalho do controlador.
96v no nosso controlador exemplo.
Podemos então elevar a rotação nominal até o limite de frequência do controlador que é 300Hz
Então a rotação poderia ser elevada em teoria até ( 120 x 300 ) = 4 => 9000rpm
Mas o torque constante só se manterá até o limite da tensão de trabalho do controlador que é de 96v.
O torque se manteria constante até ( 96v / 30v = 3,2 => 3). 240rpm x 3 = 720rpm.
A partir deste ponto o torque começa a cair, apesar de ainda poder aumentar a rotação final do motor com cada vez menos potência.
Preste atenção agora a corrente de consumo do motor neste instante. Ela não é mais 175A, pois não estamos trabalhando em 30v ela diminuiu na mesma proporção do aumento da tensão. 175 / 3 = 58A. Esta seria a corrente em velocidade constante.
Agora, imagina se pudéssemos aumentar a tensão de trabalho pra 300v.
300v / 30v = 10. 240 x 10 = 2400rpm.
A interpretação deste valor é a seguinte. Até esta rotação temos torque constante, isto quer dizer que a potência do motor está subindo com o aumento da rotação. A rotação nominal do emotor é 240rpm.
Num motor de 10hp comum temos um conjugado de 4,09kgfm em 1755rpm. O que nos da uma potência conforme o fabricante de:
P(kw) = --------------------- => P(kw) = ---------------------- = 7,4 kw
974 974
Como não estamos criando energia do nada, temos que calcular o torque para a nova rotação sem alterar a potência nominal do motor. Que é de 7,4kw. O valor do torque na rotação de 240rpm é = 30.031kgfm. Parece alto, mas a potência final é a mesma do original 7,5kw.
P(kw) = --------------------- => P(kw) = ---------------------- = 7,4 kw
974 974
Eu fiz este cálculo pra mostrar que com o torque constante e a rotação subindo 10x. A potência vai subir 10x também.
Então com a rotação de 2400rpm nosso emotor atingiria a potência de 74kw e corrente iria pra 175 / 10 = 17,5A.
E esse aumento de potência se deve por sobretensão.
Quando o emotor chegar em 2400rpm a potência estaria em 74kw. Apesar da potência começar a cair, ainda podemos continuar aumentando a rotação até 9000rpm.
Calcule a velocidade final usando um câmbio manual através deste link:
Então a dirigibilidade do veículo ficaria assim:
Velocidade final constante alta se daria pela sobretensão.
E eventuais picos de torque, se daria pela sobrecorrente.
(Um sonho possível dependendo do controlador / inversor disponível)
ola amigo, já tentou fazer esse rebobinamento? deu certo? estou com um motor de 40 cv, 220v trifasico com imã permanente, estou pensando em fazer esse mesmo esquema, uma vez que trabalhar com um banco de baterias de 220 ou mais é muito caro e pesado
ResponderExcluirOlá Luis!
ResponderExcluirMuito bom o seu blog, vou acompanhar. Parabéns.
Para fazer este rebobinamento, preciso de espaço físico, pois preciso esticar os carreteis de cobre e não ter que ficar desembolando os fios.
Estou neste exato momento montando um laboratório caseiro num sitio.
Ainda esta muito bagunçado, mas quando organizar tudo eu começo de novo.
Ainda não rebobinei esta fiação especifica, mas já retirei toda a fiação antiga.
O que eu fiz até agora foi religar as bobinas que estavam em série para paralelo. Com isso abaixei a tensão nominal sem muito esforço. Já estava de bom tamanho pois a tensão nominal ficou em 109V.
Como você está com um motor de 40cv, é esta religação que aconselho por enquanto, pois é bem fácil de se fazer, bem barata e você pode voltar para a ligação original quando quiser.
Mas como eu quero extrair bastante potência do motor, preciso abaixar ainda mais a tensão do motor. Ai, só rebobinando.
A resposta para a sua pergunta é: Não, ainda não fiz este rebobinamento. Ja fiz os cálculos, mas ainda não tenho o espaço e nem decidi onde vou comprar os fios.
A resposta para a segunda pergunta é: Sim dará certo. Não tem porque dar errado. Existe muitas voltas de fio, o que iremos fazer e diminuir estas voltas em série e coloca-las em paralelo. Vamos preencher totalmente o slot com bobinas em paralelo. A tensão nominal vai cair bastante e a capacidade de corrente vai aumentar na mesma proporção. Ideal para um carro com tração direta.
Mas você está com um motor com ima permanente? Que sorte!! Cuida com carinho deste garoto. Qual o modelo deste motor?
Vai postando o seu progresso lá no blog que eu vou acompanhar.
Abs/
Kepler.
Ela Kepler, obrigado pelo elogio, muito embora meu blog esteja bem distante da qualidade técnica do seu, mas estou estudando e travei justamente nessa parte da tensão do motor e consumo de corrente, que estão diretamente ligados na autonomia e consequentemente no tamanho e potencia do banco de baterias. Estou pensando em utilizar uma transmissão única, travar o cambio em 3ª ou 4ª marcha ou usar um diferencial para transmissão direta.Para variar a velocidade pretendo usar um inversor de frequencia, os controladores Curtis vão até 96v, até tem maior, mas são muito caros. Esse motor consegui em São Paulo, numa loja de sobras de materiais industriais, o o dono gosta muito de veiculo eletrico, ele tem outros de imã permanente mas não sei se da mesma potencia, ele tem motores de corrente continua também, ele tem preço bom, nesse motor (Weg síncrono) paguei mil reais, achei barato pelo tipo de motor e potencia. Se estiver em São paulo Posso levar você até a loja, ele tem boas opções para EV.
ExcluirVou tentar fazer essa ligação das bobinas para paralelo, se cair para 110 v já reduz bastante a quantia de baterias em série, ai posso aumentar o banco em paralelo e a autonomia melhora.
Abs
Luis