P: Não sei até que ponto vale a pena rebobinar um motor para socar mais corrente e tirar mais potência, como fica o rendimento disso?
A potência do motor vai permanecer a mesma.
A potência do motor vai permanecer a mesma.
O torque do motor vai permanecer o mesmo.
O rendimento é o mesmo do motor original.
Não estamos criando energia. Estamos apenas adiantando a curva de torque do motor ac.
O motor ac tem torque baixo se a rotação está abaixo da nominal. ( 1800rpm / 4 polos ).
Diferente do motor cc cujo torque nominal já acontece imediatamente nos primeiros giros.
O objetivo do rebobinamento é abaixar a tensão original que é de 220v delta 60Hz para 30v delta 60Hz.
Mantendo a mesma potência. Fazendo isso a corrente nominal é sobe e continuamos com o mesmo rendimento original.
Não alteramos as características mecânicas do motor. Diâmetro do rotor e tamanho do estator.
São estas características que determinam o TORQUE do motor.
Podemos fazer isso usando a mesma bitola do fio original, por exemplo 18awg.
Só que ae, iríamos queimar o motor, quando ligássemos em 30v 60Hz.
O motor ac se comporta como um transformador na interação dos campos magnéticos entre os enrolamentos do primário e secundário.
Primario => estator e Secundário => rotor
Esta interação entre o estator e rotor é que determina a corrente do estator.
Rotor parado ou travado = corrente muito alta no estator.
Rotor girando = corrente nominal, compatível com o tamanho do rotor/estator/motor.
Então podemos assumir que o rotor é o enrolamento secundário desse nosso transformador. Que não irá sofrer nenhuma alteração mecânica e que vai continuar interagindo com o campo gerado pelo primario (estator).
Esta interação vai forçar o rotor a estabilizar o campo girante na mesma intensidade original.
Tanto isso é verdade que mesmo à vazio a corrente do emotor (30v) é maior que a corrente original.
Então precisamos proteger a nova fiação para esta nova corrente.
Protegemos a nova fiação, aumentando a bitola do condutor, com isso o estator consegue aguentar mais corrente.
Na verdade não estamos enfiando corrente GUELA-BAIXO do motor. Estamos diminuindo a tensão e mantendo a mesma potência. Então a corrente será aumentada pra manter a relação. P = V x I.
O rendimento do motor é medido pela potência consumida / potencia entregue no eixo. E esta relação vai permanecer igual.
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