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05/03/2013

Como testar o motor sem controlador Curtis

O motor terá entre 15 e 30v e provavelmente terá uma corrente entre 15 e 30A.
Como testar este motor à vazio?
Tenho 220v trifásico a disposição.
Posso abaixar a tensão para 127v.
Posso usar um transformador trifásico variável.
Posso usar um reostato trifásico.
Posso usar um inversor.

Comparando os preços dos equipamentos temos:

Controlador Curtis 96v => U$ 800,00 = R$ 1.600,00 + transporte para o Brasil.
   Problema = Necessito de corrente contínua para alimentar o controlador.
   Solução = Baterias (8 baterias = R$ 200 x 8 = R$ 1.600,00)
   Solução = Retificadores
   Solução = Máquina de solda cc
   Vantagem = Já teria o controlador para o veículo.
   Desvantagem = Teria que importar e demora um pouco o frete.

   Total = R$ 3.600,00.

Reostato Trifásico => Precisamos saber a capacidade do reostato.
   Se ligarmos em 220v, teremos:
      EVmotor (30v/30A = 900W) ======= Reostato trifásico (190v/30A = 5.700W = 5,7kW)

    Se ligarmos em 127v, teremos:
      EVmotor (30v/30A = 900W) ======= Reostato trifásico (100v/30A = 3.000W = 3kW)
      Problema = Necessito abaixar a tensão de 220v para 120v com um trafo trifásico de 3kVA.

      Desvantagem = Caros e difíceis de encontrar

Transformador Trifásico Variável
   Não achei informações sobre venda.
   Desvantagem = Caros e difíceis de encontrar

Inversor
   Exemplo modelo mercado livre 
   Inversor De Frequência - Vfs9 10cv/28a/ 220v - Toshiba = R$ 2.10080

   Inversor Frequência Danfoss 11.1kva/ 30.8a 15hp 200/240v = R$ 2.000,00

   Vantagem = Pode pagar financiado, não precisa do banco de baterias e serviria para montar o dinamômetro. 

O problema com o dinamômetro é que é necessário que o motor MIT em teste receba energia suficiente do controlador. 
Então pra testar o MIT no dinamômetro teremos que usar o controlador Curtis no MIT.





















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