evectra_main_Blog1_1x1_as

31/03/2013

1o teste do motor 109v trifásico


Será um teste básico, onde a minha preocupação se resume em ver se o motor vai rodar.
Fiz uma redução de tensão nominal no motor, que originalmente era 220/380v.
Agora é 109/190v.

Esta redução foi feita apenas religando as bobinas que compõe os polos do motor de outra maneira.
Antes as bobinas estavam em uma configuração em série, agora estão em paralelo.
Colocando as bobinas em paralelo, conseguimos reduzir a tensão de funcionamento, ao mesmo tempo que aumentamos a corrente de trabalho.

Entretanto, reduzir a tensão nominal para 109v, não quer dizer que tenhamos que trabalhar com 109v.
Na verdade vou continuar colocando os 220v no motor, mas com a preocupação de elevar a frequência de trabalho de 60Hz para 120Hz.

Vamos lá:

Apresentação do teste:


O motor não esta atingindo velocidades mais altas e podem ser algumas coisas:

a) A primeira delas, que eu estava achando, era a posição das tampas do motor. Eu tirei as tampas e nem marquei a posição delas. Mas quando eu fechei o motor não tive muita dificuldade para fechar, e o rotor esta rodando livremente, estou descartando esta possibilidade, mas mesmo assim vou olhar umas fotos do motor antes da desmontagem e verificar qual a posição exata das tampas.

b) O inversor tem que ser dimensionado para o motor na tensão nominal sob carga, e não é o caso deste inversor, que foi adquirido apenas pra verificar se o motor rodava após a reconexão das bobinas. Então, não posso esperar muita coisa mesmo.

C) Acredito que eu não tenha setado corretamente os parâmetros do inversor. Principalmente a função f/v. Portanto, isto também pode estar impedindo o motor de aumentar a velocidade.

Planilha de teste: Motor 109/190v

O que aprendi?

  1. A corrente de partida não é muito alta se usarmos inversor.
  2. O motor parte (à vazio) com apenas 10Hz

Nenhum comentário:

Postar um comentário