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06/02/2013

Motor de 10kw seria em torno de 12,5 cv, certo?


Grande Kepler.
Esse motor de 10kw seria em torno de 12,5 cv, certo?
Um dois polos, trifasico roda a no maximo 3600rpm a 60hz, entao teria que rodar a mais de 100hz para atingir uns 5000pms, com uns 360V de baterias, o que reduziria o diametro dos cabos de alimentação, reduzindo os custos com cobre.
Estou certo?
Abs


Exato, em torno de 12,5cv.
Isso mesmo, 3600rpm em 60hz e 5000rpm em 100hz.
A inclinação da rampa de aceleração, é dada pelo valor que se coloca no parametro referente ao controle escalar no inversor.
Não importa saber o nome do parametro pois cada fabricante tem o seu.
Outra informação interessante é saber qual o máximo giro que o rotor pode girar antes de começar a mostrar sinais de desbalanceamento.
A Siemens garante que seus rotores podem girar até o dobro da rotação nominal.
Um dois polos por exemplo poderia chegar em 7200rpm sem susto, inclusive os rolamentos estão projetados pra isso.
Portanto, um dois polos poderia chegar no máximo a 2x a rotação original.
Um 4 polos por sua vez poderia sair de 1800rpm e também chegar em 7200rpm, já que as carcaças dos motores são idênticas. Fazendo o 4 polos chegar a 4x a rotação original. Lembrando que ainda existe a possibilidade de se poder balancear o rotor pra rotações mais elevadas.
Se fisicamente podemos aumentar a rotação do motor AC até um limite bem alto, ultrapassando até os giros de um motor à combustão comum, em 6000rpm um motor a combustão já está na faixa vermelha. O mesmo não acontece com a tensão.
O motor AC comum (Brasil) trabalha em 220v delta e 380v estrela. Se o inversor dobrar a frequência, provavelmente dobrará a tensão, sai de 380v e vai pra 720v. 
Mas 720v é muita tensão pro isolante do cobre dos enrolamentos suportar. A tensão máxima de isolação do verniz isolante é 600v.
E ainda existe o problema do peso e espaço para se trabalhar com muitas baterias em série.
É claro que quanto maior a tensão, menor a corrente. E trabalhar com corrente pequena é ótimo. Fica tudo mais fácil e pequeno. Incluindo o tamanho e custo do inversor, diâmetro e custo dos cabos de potência. Com cabos mais finos pode-se ter uma instalação muito mais leve e fácil de manusear, a colocação dos conectores nos cabos pode ser feita com ferramentas comuns.
Contudo, se não podemos aumentar muito a tensão de trabalho do motor AC, podemos por outro lado diminuir esta tensão.
O que importa então é quantas vezes podemos diminuir a tensão nominal. 2x, 3x ou 4x.
A tensão nominal é diminuida colocando as bobinas do enrolamento em paralelo. Algumas ligações são fáceis de identificar, elas estão na superfície, como as ligações dos polos consequentes, que são feitas durante o fechamento das ligações. Outras ligações estão muito no fundo do bobinamento, como as das bobinas concêntricas são feitas durante o bobinamento, tornando o acesso a essas ligações impossível sem danificar o motor.
Para se conseguir uma redução alta na tensão nominal, e necessário rebobinar o motor e fazer o fechamento colocando as bobinas em paralelo.
No motor da Siemens que eu tenho eu diminui a tensão para 190v estrela e 110v em delta. Mas é perfeitamente possível com um rebobinamento novo, diminuir a tensão nominal para 95v em estrela (380v / 4 = 95v) e/ou 55v em delta (95v / raiz quadrada(3) = 55v)

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