Lembrar que cada bobina ocupa 1 ranhura pra entrar no estator e uma ranhura pra sair do estator.
Se temos 12 ranhuras podemos ter no máximo 6 ranhuras pra entrar e 6 ranhuras pra sair.
6 bobinas no máximo portanto.
Vamos nos preocupar apenas com as ranhuras para entrar corrente.
ORIGINAL
No motor ORIGINAL temos:
1 polo de 50 espiras de 4 fios 24 awg - 220vca
2 bobinas/ranhuras de (50 espiras / 2 bobinas)
25 espiras de 4 fios de 24 awg (para 220vca)
25 espiras de 4 fios de 24 awg (para 220vca)
2 bobinas - 25 espiras 4 fios por ranhura - 220v
Manter em mente que 50 espiras por polo é para 220v.
Dependendo do esquema de bobinagem, a quantidade de bobinas/ranhuras se modifica.
Mas SEMPRE manter na cabeça que 50 espiras por polo é para 220vca
Para manter a mesma proporcionalidade de espiras por ranhura nos outros esquemas de bobinagem devemos dividir o número de espiras por ranhuras.
IVAN GARAGE
O próximo esquema de bobinagem é do Ivan Garage.
O esquema do Ivan utiliza 4 bobinas/ranhuras
Para manter 1 polo de 50 espiras de 4 fios 24 awg em 220vca no esquema de bobinamento do motor do Ivan, devemos dividir 50 espiras por 4 bobinas/ranhuras.
Fica:
No motor ORIGINAL:
1 polo de 50 espiras de 4 fios 24 awg - 220vca
No motor do IVAN GARAGE temos:
4 bobinas de (50 espiras / 4 bobinas) = 12 espiras
4 fios de 24 awg (para 220vca).
4 fios de 24 awg (para 220vca).
4 bobinas - 12 espiras 4 fios por ranhura - 220v
ENTÃO!!!!! AGORA SIM!!!!! Podemos diminuir a tensão no motor do IVAN GARAGE
220v - 4 bobinas de 12 espiras de 4 fios 24 awg.
110v - 4 bobinas de 6 espiras de 8 fios 24 awg.
110v - 4 bobinas de 6 espiras de 4 fios 20 awg.
055v - 4 bobinas de 3 espiras de 16 fios 24 awg.
055v - 4 bobinas de 3 espiras de 8 fios de 20 awg.
055v - 4 bobinas de 3 espiras de 4 fios de 18 awg.
030v - 4 bobinas de 1,5 espira de 32 fios de 24 awg.
030v - 4 bobinas de 1,5 espira de 16 fios de 20 awg.
030v - 4 bobinas de 1,5 espira de 8 fios de 18 awg.
030v - 4 bobinas de 1,5 espira de 4 fios de 16 awg.
O Ivan utilizou num de seus enrolamentos testes para um controlador específico - Não foi um inversor industrial. 4 bobinas de 1 espira de 20 fios de 18 awg.
TESLA Motors
No esquema de bobinamento de motor da Tesla -
O esquema da Tesla utiliza 6 bobinas/ranhuras
Para manter 1 polo de 50 espiras de 4 fios 24 awg em 220vca no esquema de bobinamento do motor da Tesla, devemos dividir 50 espiras por 6 bobinas/ranhuras.
Fica:
No motor ORIGINAL: 1 polo de 50 espiras de 4 fios 24 awg - 220vca
No motor da Tesla Motors temos:
6 bobinas de (50 espiras / 6 bobinas) = 8 espiras
4 fios de 24 awg (para 220vca).
4 fios de 24 awg (para 220vca).
6 bobinas - 8 espiras 4 fios por ranhura - 220v
ENTÃO!!!!! AGORA SIM!!!!! Podemos diminuir a tensão no motor da Tesla.
220v - 6 bobinas de 8 espiras de 4 fios 24 awg.
110v - 6 bobinas de 4 espiras de 8 fios 24 awg.
110v - 6 bobinas de 4 espiras de 4 fios 20 awg.
055v - 6 bobinas de 2 espiras de 16 fios 24 awg.
055v - 6 bobinas de 2 espiras de 8 fios de 20 awg.
055v - 6 bobinas de 2 espiras de 4 fios de 18 awg.
030v - 6 bobinas de 1 espira de 32 fios de 24 awg.
030v - 6 bobinas de 1 espira de 16 fios de 20 awg.
030v - 6 bobinas de 1 espira de 8 fios de 18 awg.
030v - 6 bobinas de 1 espira de 4 fios de 16 awg.
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