O IPM suporta 150A nominal e 300A de pico.
O inversor aguenta 8A nominal e 12A de pico.
Como fazer para desviar, passando pelo inversor, apenas uma parte da corrente que irá para o motor?
Devemos fazer um desvio controlado utilizando bitolas de fio diferentes.
Cada bitola tem sua respectiva resistência ôhmica, que é informada em ohms/km.
O fio 4 awg por exemplo, tem 0.84 ohms por km. O 14 awg tem 8.6 ohms/km.
Podemos dizer que o cabo 4 awg tem 10% da resistência do cabo 14 awg.
Se ligarmos estes dois cabos em paralelo num mesmo circuito, a corrente maior fluirá pelo cabo de 4 awg e apenas 10% da corrente passará pelo de 14 awg.
Este método de desvio controlado pode ser usado para monitorar a corrente que vai para o motor sem ter a necessidade de ler os 150A. Basta ler 10% desta corrente.
Quando passar 80A pelo cabo 4 awg, vai estar passando 8A pelo cabo de 14 awg, o inversor vai estar indicando 8A. E vai estar saindo 88A das baterias.
Podemos escolher bitolas de cabos que se aproximem da relação que quisermos.
Podemos dividir 150 / 8 = 18.75 e procurar um cabo cuja resistência ôhmica tenha a razão de 18.75 do cabo de 4 awg.
O cabo 4 awg tem 0.84 ohms/km. Então 0.84 x 18.75 = 15.75.
O cabo que mais se aproxima de uma resistência de 15.75 ohms/km é o cabo de 16 awg que tem 13.7 ohms/km.
E a relação final fica: 150A no motor e 11.19A no inversor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário