Fundações para o motor
Fundação é o elemento estrutural, base natural ou preparada, destinada a suportar os esforços produzidos pelos equipamentos instalados, permitindo a operação destes com estabilidade, desempenho e segurança.O projeto das fundações deve considerar as estruturas adjacentes para evitar influência de um equipamento sobre o outro, a fim de que não ocorra a propagação de vibrações.
A fundação deve ser plana e a sua escolha, detalhamento e execução exige as características:
a) Da construção do próprio equipamento, envolvendo não somente os valores e forma de atuação das
cargas, como ainda sua finalidade e limites máximos das deformações e vibrações compatíveis em cada
caso (exemplo, motores com valores reduzidos de: nível de vibração, planicidade dos pés, concêntricidade do flange, batimento do flange, etc);
b) Das construções vizinhas, compreendendo o estado de conservação, estimativa das cargas máximas
aplicadas, tipo da fundação e fixação empregadas e níveis de vibração transmitidos por estas construções.
Quando o motor for fornecido com parafuso de alinhamento/nivelamento, dever. ser previsto na base uma superfície que permita o alinhamento/nivelamento.
Esforços gerados durante a operação pela carga acionada devem ser considerados como parte do
dimensionamento das fundações.
Os esforços do motor sobre a fundação podem ser calculados pelas equações:
F1 = 0,5 * g * m - (4 * Cm.x. / A)
F2 = 0,5 * g * m + (4 * Cm.x. / A)
Onde:
F1 e F2 = esforços em cada lado do motor (N);g = aceleração da gravidade (9,8 m/s2 );
m = massa do motor (kg);
Cm.x. = torque máximo do motor (Nm);
A = distância entre furos de fixação nos pés do motor (vista frontal) (m).
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