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07/11/2017

Dimensionando um resistor para a FRENAGEM DINÂMICA de um carro

Base para o post é este vídeo aqui:




   No vídeo o professor explica como dimensionar um resistor para a frenagem dinâmica de uma esteira transportadora.
  Usei como base para o dimensionamento de um resistor para a frenagem dinâmica de um automóvel.
   Este exemplo NÃO É FRENAGEM REGENERATIVA, pois não tem a intenção de recuperar a energia, mas apenas evitar um aumento de tensão no barramento CC devido ao excesso de energia provocado pela energia cinética de um veículo em movimento.
   O cálculo é bem simples:


   Onde:
   Pr = Potência do resistor (W)
   m = massa do veículo (kg)
   g = aceleração da gravidade (10m/s2)
   𝚹 = ângulo que o veículo faz com a horizontal (graus)
   v = velocidade do veículo (m/s)

   Exemplo:

   Veículo de massa 800kg descendo uma ladeira cuja inclinação é 30० numa velocidade de 60km/h (16,67m/s).

   Pr = 800(kg) . 10(m/s2) . (sen(30०) . 16,67(m/s)
Pr = 800 . 10 . 0,5 . 16,67
Pr = 66.680W
Pr = 67kW



    Lembrando que o IGBT que controla a frenagem dinâmica tem capacidade limitada de corrente.
   O IPM que estou usando tem capacidade de 75A e tensão de 600v, portanto a potência máxima que pode controlar é 45kW.
  Então nem em sonho pensar em acionar a frenagem dinâmica se estiver descendo uma PIRAMBEIRA.
   No mercado um resistor de 7,5kW custa algo em torno de R$ 3.000,00.




   Uma velocidade segura para se utilizar um resistor desses seria segundo a equação abaixo:


   Algo em torno de 2km/h.


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