evectra_main_Blog1_1x1_as

21/08/2017

Estator com o esquema de bobinagem da Tesla Motor

   No post sobre-o-enrolamento-do-novo-estator, vimos que para ter 55v de tensão nominal, requer 8 condutores de 18 awg em bobinas de 12 espiras numa área de 12 ranhuras.

   No post como-ler-um-esquema-de-bobinagem, vimos a característica do esquema de bobinagem dos motores da Tesla.

   Agora vamos entender como distribuir bobinas feitas por 12 espiras 8 condutores de 18 awg numa área de 12 ranhuras num esquema de bobinagem dos motores da Tesla.

   Não sei se ficou claro mas a distribuição dos condutores tem que ficar dispostos numa área equivalente a 12 ranhuras.
 
   Vamos pegar o esquema da FASE A da Tesla Motors.



   Neste esquema temos uma área de 12 ranhuras por polo e devemos preencher com uma bobina de 12 espiras e 8 condutores.
   O que temos que fazer é dividir 12 espiras por 6 ranhuras. Que é a metade das ranhuras à disposição para se formar um polo.
   Com isso temos 12 / 6 = 2 espiras por ranhura.
   Então fica assim o algoritmo para se colocar condutores no estator da Tesla:


POLO 1 - FASE A

   Ranhura 1, entra com 8 condutores (TERMINAL U) e sai na ranhura 12.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 1 e sai NOVAMENTE na ranhura 12.

   Ranhura 2, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 12 e sai na ranhura 11.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 2 e sai NOVAMENTE na ranhura 11.

   Ranhura 3, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 11 e sai na ranhura 10.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 3 e sai NOVAMENTE na ranhura 10.

   Ranhura 4, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 10 e sai na ranhura 9.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 4 e sai NOVAMENTE na ranhura 9.

   Ranhura 5, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 9 e sai na ranhura 8.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 5 e sai NOVAMENTE na ranhura 8.

   Ranhura 6, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 8 e sai na ranhura 7.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 6 e sai NOVAMENTE na ranhura 7.

   Os 8 condutores saindo pela SEGUNDA VEZ da ranhura 7 seguem para o POLO 2 que começa na ranhura 24.


POLO 2 - FASE A

   Ranhura 24, entra com 8 condutores vindos da SEGUNDA PASSAGEM pela ranhura 7 e sai na ranhura 13.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 24 e sai NOVAMENTE na ranhura 13.

   Ranhura 23, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 13 e sai na ranhura 14.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 23 e sai NOVAMENTE na ranhura 14.

   Ranhura 22, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 14 e sai na ranhura 15.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 22 e sai NOVAMENTE na ranhura 15.

   Ranhura 21, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 15 e sai na ranhura 16.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 21 e sai NOVAMENTE na ranhura 16.

   Ranhura 20, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 16 e sai na ranhura 17.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 20 e sai NOVAMENTE na ranhura 17.

   Ranhura 19, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 17 e sai na ranhura 18.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 19 e sai NOVAMENTE na ranhura 18.
 
   Os 8 condutores saindo pela SEGUNDA VEZ da ranhura 18 seguem para o POLO 3 que começa na ranhura 25.


POLO 3 - FASE A

   Ranhura 25, entra com 8 condutores vindos da SEGUNDA PASSAGEM pela ranhura 18 e sai na ranhura 36.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 25 e sai NOVAMENTE na ranhura 36.

   Ranhura 26, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 36 e sai na ranhura 35.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 26 e sai NOVAMENTE na ranhura 35.

   Ranhura 27, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 35 e sai na ranhura 34.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 27 e sai NOVAMENTE na ranhura 34.

   Ranhura 28, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 34 e sai na ranhura 33.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 28 e sai NOVAMENTE na ranhura 33.

   Ranhura 29, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 33 e sai na ranhura 32.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 29 e sai NOVAMENTE na ranhura 32.

   Ranhura 30, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 32 e sai na ranhura 31.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 30 e sai NOVAMENTE na ranhura 31.
 
   Os 8 condutores saindo pela SEGUNDA VEZ da ranhura 31 seguem para o POLO 4 que começa na ranhura 48.


POLO 4 - FASE A

  Ranhura 48, entra com 8 condutores vindos da SEGUNDA PASSAGEM pela ranhura 31 e sai na ranhura 37.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 48 e sai NOVAMENTE na ranhura 37.

   Ranhura 47, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 37 e sai na ranhura 38.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 47 e sai NOVAMENTE na ranhura 38.

   Ranhura 46, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 38 e sai na ranhura 39.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 46 e sai NOVAMENTE na ranhura 39.

   Ranhura 45, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 39 e sai na ranhura 40.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 45 e sai NOVAMENTE na ranhura 40.

   Ranhura 44, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 40 e sai na ranhura 41.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 44 e sai NOVAMENTE na ranhura 41.

   Ranhura 43, entra 8 condutores saindo da SEGUNDA VEZ da ranhura 41 e sai na ranhura 42.
      Entra NOVAMENTE na ranhura 43 e sai NOVAMENTE na ranhura 42.
 
   Os 8 condutores saindo pela SEGUNDA VEZ da ranhura 42 seguem para o FECHAMENTO da FASE A - (Terminal X).

FASE A - (U - X)

As demais fases seguem o mesmo princípio.
Resultando em:
FASE A - (U - X)
FASE B - (V - Y)
FASE C - (W - Z)





Nenhum comentário:

Postar um comentário