evectra_main_Blog1_1x1_as

24/04/2013

1ª análise para acoplar o MIT direto na semi árvore do eVectra.

Esquece esse negócio de soldar semi eixos. 
Numa perícia criminal sempre é considerado como "dolosa" o fato de se fazer solda de semi eixos no caso de um acidente. 

Até agora esta ideia de soldar eixos ainda não está legal.
Ninguém esta recomendando a soldagem. 
Num momento de tração mais forte o eixo vai quebrar.
Ainda estou pesquisando o assunto.

A ideia de acoplamento direto no eixo central do eVectra estava longe de ser concluída.

Mas descobri num site, uma adaptação no eixo da homocinética. Exatamente o que eu quero fazer.

http://www.corsa-novatuning.nl/uk/PartsB8v.htm

Com isso, a possibilidade de tração direta no eVectra se tornou possível.

A idéia de se colocar o emotor diretamente no eixo de transmissão dianteiro simplifica enormemente a conversão, pois finalmente eu eliminaria além do motor, a caixa de mudânças hidráulica.

O acoplamento será feito direto no eixo das homocinéticas.
Quando se tira a caixa de mudânças, sobra as pontas dos eixos que se conectam na caixa.
Possivelmente um lado do eixo pode ser mantido com a distância original, mas o outro lado, sem dúvida terei que adaptar.
A minha dúvida existia com relação a possibilidade de encurtar o eixo, já que a distância ponta a ponta do rotor é maior que o espaço deixado pela caixa.
Mas a possibilidade de corte e solda me alegrou.
Conforme fotos a seguir, agora posso cortar o eixo e soldar e/ou acoplar.
Estes eixos não são do Vectra, mas da pra se ter uma idéia de como será a adaptação.





Aqui podemos ver a adaptação feita num corsa. Notem a solda no eixo:


Aqui podemos ver os eixos soldados em destaque. Notem o reforço na região de soldagem:

Tradução das dicas para se montar os eixos adaptados do corsa:

The most easy solution is to easy the Corsa 1.6 16v GTE drive shafts in combination with different gearbox CV Joints.
A solução mais fácil é usar os eixos do corsa 1.6 16v GTE combinados com diferentes juntas homocinéticas.


With this combination you can re-use the standard Corsa hubs. 
Com esta combinação, você pode re-usar o cubo da roda original do corsa:
Cubo da roda do corsa :















Não vou mexer nesta parte do eixo.
Portanto não preciso me incomodar com isso.

This CV Joint has the big connection for the gearbox and the thin connection for the GTE drive shafts. 
Esta junta homocinética tem uma conexão grande para a caixa de marchas e uma conexão fina para os eixos do GTE.

O acoplamento no eixo do motor será feito por buchas cônicas:

Tem uma explicação boa sobre este trabalho de encurtar aumentar os eixos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/13873-emendar-pontas-de-eixo.html

Detalhe da emenda de dois semi-eixos:



Usar eletrodo cromo_níquel pra preencher com solda.
Máquinas de solda de corrente contínua pura queimam este eletrodo.
Após ler o texto do fórum acima, cheguei a conclusão que soldar eixos não é uma tarefa muito simples. Exige técnicas bem avançadas.
Mas gostei da possibilidade de soldar os eixos. Principalmente em se tratando de testes.
Posso soldar dois semi-eixos usados para testar a adaptação e possivelmente após a conclusão dos testes, confeccionar os semi eixos na medida que eu quiser.
Diminui um pouco a minha autonomia para trocar a carcaça do motor, pois sempre vou precisar de trocar os semi eixos. E isso é um custo a mais.
Mas semi eixos novos também são bem vindos se o objetivo é a completa eliminação da caixa e diferencial.

Empresas que vendem e fazem semi eixos:
Mas, como sempre, caro pra caraio.
Ensimec - Preço par de eixos em torno de R$ 1.100,00 em 2005. Mesmo preço do T-Rex.
Resipecas - Parece que nem respondem se o pedido mínimo não for 20 peças. Esqueçe.

Material bruto para fazer eixos: Preço de 2005


-Aço 4140 - barra com 3 metros e 34,9mm de diâmetro - R$140,00.

-Aço 4340 - barra com 3 metros e 34,9mm de diâmetro - R$212,00.


depois de torneado e frezado , temperar e revenir.



Quanto ao processo de tempera e revenimento  R$3,50 o kilo.


Manga do eixo:

Eixo soldado quebrado na solda:




Vamos partir para o para adquirir um semi eixo pronto.
Como disse, para se tirar a caixa, vale a pena.


Vamos começar de novo, agora analisando peça por peça:

Segue a vista explodida do sistema de transmissão do Vectra.






Outro semi eixo encurtado:



10 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto... To Acompanhando..
    Tô em um projeto de instalar um câmbio automático de um Vectra B ou C. Porém tô com dúvida sobre o Semieixo, será q vai dar pra eu usar meu Semieixo e usar apenas as homocineticas internas do câmbio automático? Sabe alguma coisa a respeito disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com os dois semi eixos desmontados, Se você quiser alguma medida posso fazer pra você.

      Excluir
    2. qual vectra é o seu? Vectra A? se for eu quero sim... claro se puder! desde já obrigado!

      Excluir
    3. boa tarde meu nome é Tiago tem um corsa wind estou colocando motor de vectra 2.2 8v o cambio é de monza f16 gostaria de saber se da pra usar minhas ponteiras homocineticas pra nao mudar o cubo e usar as tulipas do vectra ? ou seja só mexer nos semi eixo

      Excluir
    4. Oi Tiago!

      Eu tirei a caixa hidráulica do meu Vectra que é uma (50-40LE AISIN AW CO. LTD) para fazer algumas medidas para o acoplamento de um motor elétrico no lugar do motor à combustão.

      Estava preocupado com algumas medidas e as sanei.

      Infelizmente meu conhecimento sobre mecânica é deficiente para ajudá-lo.

      Posso medir alguma peça pra você se você especificar bem o que você quer, pois não entendo muito bem de mecânica de automóveis.

      Abraço/

      Kepler.

      Excluir
  2. Ola Kepler, conseguiu finalizar seu projeto do motor eletrico? eu acabei mudando o rumo dos meus projetos por conta de prblemas com meu motor anterior... subistitui o motor do meu monza 93 por um motor n20xf do vectra mpfi.. usei tudo... completinho com cabeçote roletado e coletor plastico.. mas o detalhe fica na injeção mpfi programavel oem, que foi desenvolvida especialmente para o monza com motor n20xf... dai dei uma adiada na projeto de cmabio automatico... desculpa a demora pra te responder, apenas hoje vi seu comentario.... se tiver feito as medidas e tiver anotado, passa pra mim por favor.. se não tiver, não se preocupa com isso.. desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz!

    Não se preocupe! Não tirei medida nenhuma pra você só pra mim. :)
    Está tudo desmontado e limpo.
    Quando precisar de alguma medida de algum componente desta parte do sistema não existe em me comunicar.

    Abraço/

    Kepler.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o cambio automatico, chegou a fazer algum estudo sobre ele? o maior problema nessa adaptação para mim seria o controle que a ECU tem sobre o modulo do cambio... olhando o diagrama do vectra tem um dos pinos que não foi identificado pela montadora, e assim não sabemos oq ele faz com o cambio, acredito que deva ter algum controle sobre o ponto do motor. mas não sei.. se chegou a estudar sobre isso te mandaria qual pino tenho duvida pra ver se vc sabe.. abrass

    ResponderExcluir
  5. No projeto eu considero a adoção do uso do câmbio hidráulico sem a parte de controle eletrônico da ECU.
    O câmbio sem nenhuma válvula solenóide estar acionada já fica “engrenado” numa marcha que corresponde a marcha 3.
    Na minha situação de um motor elétrico é suficiente o câmbio estar “parado” numa marcha só, pois o motor elétrico tem conjugado/torque suficiente pra acionar o veículo em praticamente toda a faixa de rotação do motor.
    Gostaria de me dar o luxo de ter a disposição um conjunto de interruptores para que eu pudesse “trocar” as marchas de vez em quando e testar o desempenho do veículo em outra “marcha” .
    Nesta situação eu passaria as marchas controlando eletricamente duas válvulas solenóides.
    As válvulas A e B:
    Usadas nas configurações:
    A(OFF) B(OFF);
    A(ON) B(OFF);
    A(OFF) B(ON);
    A(ON) B(ON);

    fazem o câmbio automático “passar” as marchas 1, 2, 3 e D.

    Dá até pra imaginar o controle do XBox no volante do carro e eu passando as marchas pra cima e pra baixo com o toque do polegar.

    Sonha… hehehe.

    Abraço/

    Kepler.

    ResponderExcluir