Trabalho usado como base dessa postagem:
MODELING AND DEMONSTRATING REGENERATIVE BRAKING OF A SQUIRREL CAGE INDUCTION MOTOR WITH VARIOUS DECELERATION RATES USING V BY F CONTROL
Motores Siemens
Antes de DESACELERAR ou PARAR o motor vamos verificar quanta ENERGIA CINÉTICA o ROTOR é capaz de gerar enquanto está desacelerando.
Com isso teremos base para controlarmos essa energia para valores que os capacitores envolvidos no circuitos do inversor e/ou banco de capacitores irão resistir.
Para podermos também estimar quanta energia poderemos recuperar numa suposta frenagem regenerativa, bem como dimensionar os capacitores para absorver esta energia.
No trabalho acima mencionado, o autor calcula o momento de inércia de um motor de 0,25HP.
Vamos usar as fórmulas do referido trabalho e calcular o momento de inércia para um motor de 7,7kW - 10CV.
A energia cinética rotacional do rotor é dada pela seguinte equação:
Onde:
I = Momento de inércia do rotor
𝟂 = Velocidade angular do rotor
Enquanto o rotor esta freando, e energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada no banco de capacitores.
A energia é calculada usando a equação:
Onde:
C = É a capacitância do banco de capacitores
𝝙V = É a mudança de voltagem através do banco de capacitores causada pela frenagem do motor.
A massa do rotor deve ser estimada para se calcular o momento de inércia do rotor.
O rotor que será usado no cálculo é deste motor:
Rotor de um motor de 7,7kW - 10CV
Dando nome aos bois:
Dimensões aproximadas:
Detalhes de construção do ventilador e pinos de balanceamento
Detalhe do uso de arruelas para o balanceamento do rotor
Ferro
Tambor e eixo
Alumínio
Ventilador, pinos de balanceamento e anéis de retenção
Densidades 𝛒:
Ferro
Alumínio
Conhecendo as densidades e dimensões de cada material, o volume, V e a massa, m, podem ser calculados, usando as equações seguintes:
As medidas tiradas são aproximadas e não estão todas as medidas necessárias para o cálculo do momento de inércia.
Mas esta informação se encontra no catálogo dos motores.
A informação de catálogo deste motor é que seu momento de inércia é: J = 0,0335(kg.m2)
Podemos verificar que a energia cinética é diretamente proporcional a rotação do motor.
Vamos calcular a energia cinética do rotor em 3 rotações em 3 frequências diferentes:
60Hz =>1800RPM
120Hz => 3600RPM
240Hz => 7200RPM
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