No vídeo o professor explica como dimensionar um resistor para a frenagem dinâmica de uma esteira transportadora.
Usei como base para o dimensionamento de um resistor para a frenagem dinâmica de um automóvel.
Este exemplo NÃO É FRENAGEM REGENERATIVA, pois não tem a intenção de recuperar a energia, mas apenas evitar um aumento de tensão no barramento CC devido ao excesso de energia provocado pela energia cinética de um veículo em movimento.
O cálculo é bem simples:
Pr = Potência do resistor (W)
m = massa do veículo (kg)
g = aceleração da gravidade (10m/s2)
𝚹 = ângulo que o veículo faz com a horizontal (graus)
v = velocidade do veículo (m/s)
Exemplo:
Veículo de massa 800kg descendo uma ladeira cuja inclinação é 30० numa velocidade de 60km/h (16,67m/s).
Pr = 800(kg) . 10(m/s2) . (sen(30०) . 16,67(m/s)
Pr = 800 . 10 . 0,5 . 16,67
Pr = 66.680W
Pr = 67kW
Lembrando que o IGBT que controla a frenagem dinâmica tem capacidade limitada de corrente.
O IPM que estou usando tem capacidade de 75A e tensão de 600v, portanto a potência máxima que pode controlar é 45kW.
Então nem em sonho pensar em acionar a frenagem dinâmica se estiver descendo uma PIRAMBEIRA.
No mercado um resistor de 7,5kW custa algo em torno de R$ 3.000,00.
Uma velocidade segura para se utilizar um resistor desses seria segundo a equação abaixo:
Algo em torno de 2km/h.
Parabéns pelo video e comentário, bem esclarecedor.
ResponderExcluirValeu! Muito obrigado!
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