evectra_main_Blog1_1x1_as

23/05/2015

A propulsão do eVectra será uma turbina hidráulica

O conversor de torque é uma bomba hidráulica e também uma turbina hidráulica.
É composto de uma bomba que está acoplada diretamente ao eixo do motor.
Ao começar a girar esta bomba, bombeia óleo da caixa hidráulica através do vácuo formado pelo deslocamento do fluxo de óleo pelas paletas da bomba.




Este fluxo de óleo é direcionado para entrar na turbina e ao aumentar a velocidade e pressão do fluxo do óleo esta turbina gira e tende acompanhar a rotação da bomba.
Esta turbina é que está conectada as engrenagens planetárias internamente na caixa hidráulica.
Então este fluido hidráulico é que movimenta as rodas do veículo. A viscosidade do óleo é que transmite o conjugado do motor as engrenagens e estas a roda.





Portanto temos um perfeito acoplamento hidráulico.
Qual é a vantagem disto para o motor elétrico?

Tremenda!

Podemos aliviar a corrente de partida do motor pois inicialmente com a velocidade angular do rotor sendo zero o rotor está praticamente desacoplado da carga do veículo. Com isso o Jm momento de inércia do motor é exatamente o do rotor do motor.

Com isso o rotor está livre para rodar e atingir bem mais rápido uma rotação rápida, que provoca três efeitos. Diminui rapidamente a corrente de partida (pois está à vazio), consegue atingir rotação alta mais rápido e com isso a potência transmitida já começa alta.
A bomba gira livremente até atingir a viscosidade do óleo começar a dar carga no eixo. E é apenas esta carga que importa. Esta carga é dada pelo desenho das paletas da bomba. É como se fosse as hélices de um avião ou barco. Onde o ar ou á água são as cargas no eixo do motor.

O motor vai girar as aletas de uma bomba que vai gerar um fluxo de óleo e este fluxo é que vai movimentar a turbina.

Portanto o eVectra será acelerado e mantido em velocidade por uma turbina hidráulica.
E o emotor ficará numa rotação que consiga fornecer potência alta, pois vai está girando numa rotação bastante alta




Nenhum comentário:

Postar um comentário