abola.pt
Por AutoFoco
O veículo desenvolvido pelos alunos do Instituto Superior Técnico (IST) que participará na Formula Student deste ano foi equipado com dois motores Siemens, um em cada roda traseira. Os motores são SIMOTICS M do tipo 1FE1, ideais para veículos que necessitam atingir velocidades elevadas num curto espaço de tempo, conciliadas com travagens bruscas frequentes. Para manter o binário a velocidades altas, os motores são refrigerados a água.
O FST 05e (nome do protótipo) tem uma melhor distribuição de peso e redução do centro de gravidade, bem como ausência do tradicional eixo diferencial substituído pela sincronização do que os seus antecessores. Ainda, o conjunto da propulsão utilizada com o chassis monocoque, apêndices aerodinâmicos, suspensão, jantes integrais em fibra de carbono e o diferencial elétrico fazem deste novo modelo Formula Student, o quinto a ser construído em Portugal, o mais tecnológico de todos.
A competição Formula Student é considerada a F1 Universitária é um desafio que se assume como a maior competição universitária de engenharia a nível mundial, onde todos os aspetos do veículo são postos à prova: dados técnicos, engenharia, planos de custo e marketability.
Nenhum comentário:
Postar um comentário