Sabemos que:
- aceleração é torque / massa;
- potência é o trabalho realizado num determinado tempo.
Entra aqui:
(potência = torque . rpm)
A potência é uma expressão matemática. É o resultado da multiplicação entre o torque e a rotação.
- quanto maior o torque, maior a potência;
- quanto maior a rotação do eixo, maior a potência.
Rotação nominal no manual do fabricante é sempre em 60Hz, pois esta é a frequência que os motores irão trabalhar nas indústrias.
- antes da rotação nominal a potência é menor;
- depois da rotação nominal a potência é menor.
Veja na tabela de fabricante as respectivas rotações que ele garante 10cv.
Aqui está um resumo em que rotação é atingido 10cv para mits de diferentes polos:
- 2 polos => 2,01kgfm x 3555rpm = 7146/736 = 9,708cv
- 4 polos => 4,05kgfm x 1770rpm = 7169/736 = 9,739cv
- 6 polos => 6,10kgfm x 1175rpm = 7167/736 = 9,738cv
- 8 polos => 8,10kgfm x 880rpm = 7128/736 = 9,684cv
O motor de 8 polos e 10cv é o maior de todos, sua carcaça é 160. Tem o dobro do peso[kg] e o dobro de momento de inércia[kgm3] de um 4 polos.
Como subir potência?
- subir torque;
- usar motor 4 polos(2x mais torque com mesma corrente);
- aumentar bitola do fio das bobinas do estator(3x torque e 3x mais corrente);
- subir a rotação;
- subir frequência e tensão nominal no inversor(controle escalar);
- subir mais ainda rotação;
- abaixar tensão nominal do estator(controle escalar);
- reconectar as bobinas do estator(tensão / 2);
- rebobinar o estator(tensão /3 ou /4…)
- abaixar tensão nominal do estator(controle escalar);
- Motor 4 polos(p) rebobinado com torque de 12kgfm e tensão 80v
- Inversor 320v e frequência(f) 240Hz
Potência = torque x rpm => 12kgfm x 7200rpm = 86.400W / 736 = 117cv
ATENÇÃO(I): Mesmo abaixando a tensão nominal do motor, a frequência nominal continuará em 60Hz.
Portanto:
- 60Hz 80v. 12kgfm x 1800rpm = 29cv
- dobrando a frequência de trabalho no inversor , a tensão de trabalho também deverá ser dobrada no inversor para manter o torque nominal no motor. 120Hz 160v. 12kgfm x 3600rpm = 59cv
- quadruplicando a frequência de trabalho no inversor, a tensão de trabalho também deverá ser quadruplicada no inversor para manter o torque nominal no motor. 240Hz 320v. 12kgfm x 7200rpm = 177cv
ATENÇÃO(II): Essas novas possibilidades de potências e torques são nominais, ou seja o motor não esta sobrecarregado. Ainda existe a possibilidade da sobrecarga de corrente. Ainda existe o conjugado de partida e o conjugado máximo que eleva o conjugado para até 3x o conjugado nominal.
Vamos melhorar a aceleração do motor original que é um 10cv de 2 polos.
Se alterar para 4 polos como fica o tempo (0 -> 100)?
4 polos (4[kgfm])
Engata a primeira: 3,41 x 4,28 = 14,6
Na aceleração máxima fica: (4 x 3)kgfm(motor) x 14,6(relação de redução) = 175[kgfm] (ou 1717[N])
Na 1a marcha: a aceleração vai ser de 1717[Nm] / 1800[kg] = 0,95 m/s2
(0 -> 100) = 27,5[m/s] / 0,95[m/s2] = 29s Acelera tão bem quanto qualquer outro
Corrente pra isso acontecer:
A corrente de partida é a mesma do de 2 polos = 400A.
Agora o carro acelera em 29s mas vai continuar a consumir 400A no motor.
As baterias aguentam fornecer 400A em 29s? Pode ser que sim. Mas a vida útil do banco vai diminuir.
O motor aguenta 400A em 29s? Não. O motor aguenta 200A em 6s. Apesar de ter diminuido o tempo de aceleração, ainda sim é muito tempo pra ficar sob corrente alta.
Partindo com o inversor:
Conjugado de partida = 1,5 x 4 = 6kgfm => na 1a marcha = 88kgfm = 860N
Aceleração = 860/1800 = 0,48 m/s2
(0 -> 100) = 27,5 / 0,48 = 57s (quase 1 minuto) Muito tempo para acelerar
Rebobinando para aumentar o torque, como fica o tempo (0 -> 100)?
4 polos (12kgfm)
Engata a primeira: 3,41 x 4,28 = 14,6
Na aceleração máxima fica: (12 x 3)kgfm(motor) x 14,6(relação de redução) = 526kgfm (ou 5151N)
Na 1a marcha: a aceleração vai ser de 5151 / 1800 = 2,86 m/s2
(0 -> 100) = 27,5 / 2,86 = 9,61s UAU!!!!!! Acelera bagarai!!!! :)
Corrente pra isso acontecer:
A corrente nominal em 220v é 43A, (mas em 96v será mais ou menos. Mais pra mais) de 86A.
- Em 220v a Ip é de 8 x 43A = 344A.
- Em 96v a Ip deverá ser de 8 x 86A = 688A
- as baterias aguentam fornecer 344A em 9,61s? Claro que sim. A vida útil do banco continuará com espectativa alta.
- e o motor? Aguenta 344A em 9,61s? Sim. O motor aguenta 200A em 6s. Mas o rotor nao está parado, ele começa a girar e a corrente começa a decair e na proporção que o rotor aumenta seu giro.
- as baterias aguentam fornecer 688A em 9,61s? Acredito que não.
- e o motor? Aguenta 688A em 9,61s? Definitivamente não.
Conjugado de partida = 1,5 x 12 = 18kgfm => na 1a marcha = 263kgfm = 2575N
Aceleração = 2575/1800 = 1,43 m/s2 (0 -> 100) = 27,5 / 1,43 = 19s
19s Tempo de aceleração melhor que o de muitos carros
Corrente de partida com inversor:
- 220v Ip = 43A
- 96v Ip = 86A
“Cálculo da potência na aceleração do motor original"
- 100km/h = 1667m/minuto
- Comprimento da circunferência da roda de raio 13” = 2m
- Rotação do eixo da roda de raio 13” em 100km/h = 1667m/minuto / 2m = 833rpm
- Rotação no eixo do motor = 833 x 14,6(relação de redução da caixa e diferencial - só que agora é ao contrário. Da saída pra entrada) = 12.162rpm
Potência = torque x rpm = 2kgfm x 12.162rpm = 24.324W = 33cvO resultado 33cv parece estranho já que o motor tem apenas 10cv. Mas o resultado está correto.
Esta será a potência alcançada pelo sistema se:
- o motor girar em 12.162rpm;
- mantiver o torque em 2kgfm;
- utilizar a relação de redução exemplificada.
Boa noite Kepler!
ResponderExcluirParabéns pelo seu projeto!
Gostei muito dos cálculos de aceleração e pretendo colocar no meu blog também: http://fuscaeletricoufgd.blogspot.com.br/
Estou convertendo um fusca, mas não será hibrido. Será totalmente elétrico, com motor DC 17 cv série.
Gostaria dos seus comentários e algumas dicas sobre o que acha as baterias montadas com células 18560: https://www.youtube.com/watch?v=JQa5gn-7D74
Abraço,
Alessandro
Alessandro,
ResponderExcluirBom dia!
Tenho boas idéias pra você. Inclusive a respeito do controlador. Deixa aparecer um tempinho que vou fazer um comentário aqui e no seu blog.
Abs/
Kepler.