O diâmetro do fio 24 é 0,635mm e sua área é π r2. Raio = r = 0,635mm / 2 = 0,3175mm
Seção transversal do fio = 3,14 x (0,3175)2 = 3,14 x 0,10080625 = 0,3165mm2
Na ranhura tinha 100 fios e a área da ranhura é 100 x 0,3165mm2 = 31,65mm2
Devemos preencher esta área com a nova fiação e preencher completamente para que possamos aproveitar ao máximo os espaços do estator.
O que devemos fazer então é ir aumentando a bitola até encontrar um que seja grosso o suficiente para aguentar o aumento de corrente e fino o suficiente para ainda ser maleável na colocação.
Vamos fazer uma conta de padeiro:
Na fiação original (fio 24 = [0,025 x 25,4mm] = 0,635mm) o motor aguentava 25A nominal e até (3 x 25A = 75A) de pico.
Vamos dobrar o diâmetro do fio, vamos escolher um fio que tenha um diâmetro de [0,050 x 25,4mm] = 1,27mm => Este é o fio 18 na fieira e 1,26mm2 de área
Com o fio 18 agora nós teremos: 50A nominal e (3 x 50A = 150A) de pico.
Mas este cálculo é para usarmos 1 fio por bobina. Só que vamos usar 3 fios em paralelo.
Então teremos 3 fios na mão in hand para enrolar a bobina.
A capacidade agora é 3 x maior e fica assim:
Capacidade da corrente nominal 3 x 50 = 150A e (3 x 150A = 450A) de pico.
450A de pico será a corrente para termos o torque necessário para tirarmos o veículo da inércia. Tanto parado quanto em movimento.
Nosso in hand agora é 3 fios bitola 18 em paralelo. Este agora é o nosso condutor que iremos montar as bobinas dos pólos do motor.
Quando falarmos em condutor, estaremos nos referindo a estes 3 fios bitola 18 em paralelo.
Nosso condutor agora tem 3 x 1,26mm2 = 3,80mm2 de área
A ranhura tem área de 31,65mm2.
Portanto podemos colocar até 31,65mm2 / 3,81mm2 = 16,7 condutores ≈ 16 condutores na ranhura.
Nossa bobina terá 8 voltas com 3 x fios 18 em paralelo.
OPS!!!
Cálculo errado!!!
31,65mm2 / 3,81mm2 = 8,3 condutores ≈ 8 condutores na ranhura.
Nossa bobina terá 8 voltas com 3 x fios 18 em paralelo.
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