A primeira coisa que precisamos fazer é identificar as características do motor pela placa do motor ou pelo catálogo do fabricante:
a) Tensão em estrela e triangulo;
b) Número de pólos
c) Rotação nominal em 60Hz
d) Corrente nominal
A partir deste momento vamos abrir o motor.
Necessário identificar os polos de acordo com as fases e o número de ranhuras.
Este motor tem 48 ranhuras:
Retirar todas as amarrações:
Selecionando a fase do fio vermelho, vamos desenhar estas bobinas num diagrama.
Neste ponto devemos ir com cuidado para não arrancar o esmalte dos fios. O que devemos ter no final é o diagramas das bobinas para uma fase, já que as outras irão se repetir com as bobinas deslocadas em outras ranhuras.
Este levantamento serve pra verificar como estão ligadas as bobinas do motor. O objetivo é checar se existem bobinas em série e se se suas ligações estão fáceis de serem refeitas.
No motor em questão, as bobinas estão da seguinte forma:
Conseguimos com facilidade colocar em paralelo as bobinas dos polos consequentes. O mesmo já não acontece nas bobinas concêntricas. É muito difícil alcançar as ligações em série destas bobinas. As bobinas estão dispostas umas em cima das outras, nas bobinas mais externas, conseguimos com uma certa dificuldade, alcançar a fiação que liga as bobinas concêntricas em série. Mas este trabalho fica impossível de realizar com as bobinas das fases restantes. Neste caso, só com um novo enrolamento é possível ter acesso a estas ligações.
Verifique que esta é apenas um polo de uma fase, as bobinas das outras fases estão embaixo, com o acesso muito difícil.
Em destaque na figura abaixo, a ligação em série das bobinas concêntricas.
Então fica de sobreaviso conseguir um motor de 11Kw queimado e enrolar suas bobinas de maneira original, mas deixar as pontas das bobinas para serem fechadas depois.
Neste motor de 7,5kW, conseguimos colocar as bobinas dos polos consequentes em paralelo, fazendo a tensão agora cair pela metade.
Agora a ligação em estrela deixa de ser de 380V e passa a ser de 190V.
E a ligação delta deixa de ser 190 * RAIZ(3) = 109V.
Portanto em delta a tensão nominal agora é de 109V e 60Hz.
O motor vai operar em Delta 109V / 60Hz.
Para o motor a vazio, sem carga, a corrrente é próxima de 30 % da corrente nominal In.
220v = 8,04A
380v = 4,65A
Eu não consegui ver os diagramas pelas imagens. Poderia disponibilizar de outra maneira?
ResponderExcluirDesculpa pelo atraso. Melhorei o desenho em outra postagem. Divirta-se. Abraço! https://evectra.blogspot.com/2017/12/esquema-do-motor-siemens-10cv.html
Excluir