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07/01/2013

Abrindo o motor e identificando as bobinas

O motor é um 7,5 kW ( 10CV ) da Siemens com carcaça de alumínio:



A primeira coisa que precisamos fazer é identificar as características do motor pela placa do motor ou pelo catálogo do fabricante:

a) Tensão em estrela e triangulo;
b) Número de pólos
c) Rotação nominal em 60Hz
d) Corrente nominal




A partir deste momento vamos abrir o motor.

Necessário identificar os polos de acordo com as fases e o número de ranhuras.





Este motor tem 48 ranhuras:


Retirar todas as amarrações:



Selecionando a fase do fio vermelho, vamos desenhar estas bobinas num diagrama.

Neste ponto devemos ir com cuidado para não arrancar o esmalte dos fios. O que devemos ter no final é o diagramas das bobinas para uma fase, já que as outras irão se repetir com as bobinas deslocadas em outras ranhuras.

Este levantamento serve pra verificar como estão ligadas as bobinas do motor. O objetivo é checar se existem bobinas em série e se se suas ligações estão fáceis de serem refeitas.

No motor em questão, as bobinas estão da seguinte forma:






Conseguimos com facilidade colocar em paralelo as bobinas dos polos consequentes. O mesmo já não acontece nas bobinas concêntricas. É muito difícil alcançar as ligações em série destas bobinas. As bobinas estão dispostas umas em cima das outras, nas bobinas mais externas, conseguimos com uma certa dificuldade, alcançar a fiação que liga as bobinas concêntricas em série. Mas este trabalho fica impossível de realizar com as bobinas das fases restantes. Neste caso, só com um novo enrolamento é possível ter acesso a estas ligações.


Verifique que esta é apenas um polo de uma fase, as bobinas das outras fases estão embaixo, com o acesso muito difícil.

Em destaque na figura abaixo, a ligação em série das bobinas concêntricas.


Então fica de sobreaviso conseguir um motor de 11Kw queimado e enrolar suas bobinas de maneira original, mas deixar as pontas das bobinas para serem fechadas depois.

Neste motor de 7,5kW, conseguimos colocar as bobinas dos polos consequentes em paralelo, fazendo a tensão agora cair pela metade.

Agora a ligação em estrela deixa de ser de 380V e passa a ser de 190V.
E a ligação delta deixa de ser 190 * RAIZ(3) = 109V.

Portanto em delta a tensão nominal agora é de 109V e 60Hz.

O motor vai operar em Delta 109V / 60Hz.

Para o motor a vazio, sem carga, a corrrente é próxima de 30 % da corrente nominal In. 

220v = 8,04A
380v = 4,65A

12/11/2012

Projeto do eVectra - Início


Para começar o meu projeto de conversão do Vectra em elétrico vou partir de alguns parâmetros:
Qual a potência elétrica de pico que eu preciso?

Carros de passageiros requerem 10Kw/125Kg para uma aceleração aceitável.
Carros sport requerem 13Kw/125Kg.
Compactos e sub compactos tendem a 8Kw/125Kg.

10Kw/125Kg => 8Kw/100Kg
13Kw/125Kg => 10,4Kw/100Kg
8Kw/125Kg => 6,74Kw/100Kg.

Vou partir deste número: 8Kw/100Kg.

O vectra pesa 1200Kg.
Tirando as partes desnecessárias:
Motor + Descarga + ar condicionado/aquecedor + radiador + mangueiras + acessórios = 250kg

Total = 950kg

Incluindo as partes elétricas:
Motor => 10CV = 45Kg Siemens 1LA7131
Motor => 15CV = 63Kg Siemens 1LA7135
Inversor WEG 45a 380/480V = 22Kg
Baterias => 37 baterias 24Ah selada da Global = 7kg x 37 = 259kg

Motor + inversor + baterias + acessórios = 45 + 22 + 259 = 325kg

Total = 1276kg

Potencia de pico => 8Kw/100kg * 1276kg => ou 8Kw * 12,7Kg = 102Kw.

Portanto a potencia de pico que eu preciso para uma aceleração aceitável é 102Kw.

Qual a potência que eu tenho neste exato momento?

Não esquecer que esta usando um inversor.

Usando um inversor, consigo aumentar a potencia nominal do motor pois consigo elevar a rotação nominal para 2x, por exemplo.

Então agora ele trabalha com 3600 rpm, ao invés de 1800 rpm.
Calculo da potência nominal operando em 3600 rpm:

               C(kgfm) * N(rpm)                      4,09 * 1755
P(kw) = --------------------- =>  P(kw) = ---------------------- = 7,4 kw
                          974                                        974



               C(kgfm) * N(rpm)                      4,09 *  3555
P(kw) = --------------------- =>  P(kw) = ---------------------- = 15 kw
                            974                                       974


Potencia de pico:
Conjugado máximo => 340% = 4,09 * 3,4 = 14kgfm
Potencia máxima => (14kgfm * 3555 rpm) / 974 = 51kw

Portanto com o motor de 7,5kw a potencia máxima que consigo é 51kw. Pouco.
Com o motor de 11kw, a potencia vai pra 81kw. 

Esta potência ainda esta abaixo de uma conversão para um carro compacto, que seria de 86kw.


De acordo com informações do fabricante Siemens:

O motor é capaz de operar com rotação de até 2x a rotação nominal.
O motor de 2 polos tem a rotação nominal em 3600. Portanto 2x 3600 é 7200rpm.

A diferença entre o 2 polos e 4 polos é basicamente o numero de bobinas, pois os rotores são os mesmos.
Se o 2 polos consegue girar até 7200, numa boa, o de 4 polos também vai girar numa boa. Eles estão balanceados pra isso.

Então, se girarmos o Motor => 15CV = 63Kg Siemens 1LA7135, até 6000 rpm, a potência alcançada será:

Motor kw
11 C(kgfm) 6
N(rpm) 6000
P(kw) 36,96099 kw
P(cv) 50,27933 cv
Conjugado Máximo 22,2 kgfm
Conjugado Máximo 370
Conjugado Nominal 6
RPM 6000
Potencia Máxima 136,7556 Kw



A potência de pico desenvolvida fará o Vectra acelerar em alta performance.

Como elevar a rotação do motor de 1800 rpm para 6000 rpm?

Aumentando a frequência de saída do inversor mantendo o mesmo torque.
Pra fazer isso devemos utilizar a função escalar que os inversores tem.
Fazendo isso verificamos que pra uma tensão nominal de 220v e 60hz, precisaríamos chegar em 200hz.
Sendo 200hz o limite para as perdas por magnetismo começarem a causar problemas.
Mas em 200hz, precisaríamos alimentar o motor com 734v.
Devemos então diminuir a tensão nominal do motor em 60hz para 127v. Veja tabela:

Hz Tensão rpm V/F
60 127 1800 2
70 148 2100 2
80 169 2400 2
90 191 2700 2
100 212 3000 2
110 233 3300 2
120 254 3600 2
130 275 3900 2
140 296 4200 2
150 318 4500 2
160 339 4800 2
170 360 5100 2
180 381 5400 2
190 402 5700 2
200 423 6000 2





A corrente de partida de um MIT é 7x, mas isso é quando o motor está operando em linha. Direto na rede trifásica.
Quando operamos através de inversor, podemos controlar está corrente de partida. De modo que o que nos interessa é apenas a corrente em torque máximo.
Corrente de partida é a mesma do rotor bloqueado = 7,6x. Ip / In = 7,6.
Não se usa esta corrente para os cálculos, pois esta corrente provoca uma pancada na máquina e danifica os equipamentos. Além de ser uma corrente altíssima. Usa-se partir o motor com corrente menor.




Como usaremos inversor, a corrente de partida é a que quisermos, desde que fornecemos esta corrente ao motor através da aceleração.
Devemos portanto controlar a tensão de partida e consequentemente controlaremos a corrente e o torque:



Nesta curva podemos perceber que quando partimos com tensão 85% menor que a nominal, a corrente também não atinge seu valor de partida, consequentemente o torque também é reduzido.
Outra observação muito importante é com relação a corrente no torque máximo. Podemos ver que o torque cresce bem rápido, quando a rotação se encontra entre 80% e 98% da rotação nominal. E que o torque máximo se dá em torno de 90% e 95% da rotação nominal e neste instante a corrente está em 3x In.
Neste gráfico vemos que o torque máximo atinge 2x o conjugado nominal quando se encontra em 93% da RPM nominal e a corrente atinge um valor um pouco menor que 3x.
Se o MIT estiver em rotação síncrona a corrente será a nominal e o torque será o menor possível, mas ao menor sinal de aumento de carga que force o eixo a diminuir a velocidade de rotação, automaticamente a corrente se elevará em até 3x e o conjugado atingira 2x o conjugado nominal para este motor.

Partindo desta análise que a corrente aumentará no máximo 3x In para se atingir o conjugado máximo, adotarei o inversor que seja capaz de fornecer 3x In.

O MIT de 7,5Kw/10CV da Siemens que eu consegui tem In de 15,5A em 380V. 3x 15,5A = 46,5A.
O modelo de inversor da WEG será o 30/380-480.
De acordo com tabelas do inversor, este modelo fornece Imax de 45A.

O MIT de 11Kw/15CV da Siemens que eu preciso tem In de 22,7 em 380V. 3x 22,7A = 68,1A.
O modelo de inversor da WEG será o 45/380-480.
De acordo com tabelas do inversor, este modelo fornece Imax de 68A.


Vou procurar pelo modelo 45/380-480. Pois já vou estar preparando o veículo para o motor de 11Kw.

Não podemos esquecer que os inversores aguentam até 1,5 a potencia máxima por curto intervalo de tempo.

De acordo com a tabela, a potência dissipada nominal é de 0,90 Kw = 900W. 900/440 = 2,045A.
De acordo com as tabelas a corrente nominal de entrada do inversor 45/380-480 utilizando um motor de 7,5Kw será de 19 + 2 = 21A => Portanto, em teoria o consumo seria 21A. Baterias com capacidade de carga de 24A.  Estariam de bom tamanho. Para 1h de serviço.












06/11/2012

Abaixando o peso do Vectra

Tire: 
12kg - Estepe 
3kg - Macaco 
68kg - Banco Traseiro e Passageiro 
3kg - Acabamento das Portas 
5kg - Desmonte o Painel 
4kg - Forração 
36kg - Sistema do Ar quente + Ar Condicionado 
12kg - Vidros c/ Maquina - Traseiros "Tampe c/ Plastico ou Fibra" 
25kg - Capô - Troque por um de Fibra 
= 168kg