evectra_main_Blog1_1x1_as

16/03/2015

Como retirar o motor do Vectra 94

Video como tirei o motor do Vectra 94

  1. Estacione o veículo em um local onde você possa posicionar o elevador de motor. Utilize uma chave inglesa para retirar os parafusos das dobradiças da parte de dentro do capô e remova-o. O capô é pesado, então, chame um amigo para ajudá-lo. Desconecte o cabo negativo da bateria.
  2. Drene o fluido do radiador para o balde e remova as mangueiras. Corte-as caso elas não se soltem, pois é mais fácil substituir a mangueira do que o conector de metal. Retire a ventoinha, a polia tensora ou correia do alternador, e o radiador. Solte as linhas de combustível e a tomada de ar.
  3. Use a chave inglesa para soltar a bomba da direção hidráulica. Tire-a do caminho juntamente com o compressor do ar-condicionado e deixe todas as mangueiras conectadas. Retire os cabos elétricos soltos do motor, deixando os das velas ligados por enquanto. Solte o coletor de escape e utilize a chave inglesa para retirar os parafusos da parte em que o motor se conecta à transmissão.
  4. Levante o carro com um macaco de chão e coloque suportes por baixo dele para evitar que caia sobre você. Deslize por baixo do carro e retire os conectores do motor de arranque e do tubo de exaustão. Remova as conexões da transmissão na base de fixação do motor.
  5. Retire os parafusos dos conectores da transmissão no motor com a chave inglesa. Utilize-a para retirar os parafusos da conexão de montagem do motor. Saia de baixo do carro e retire os suportes para descê-lo novamente.
  6. Prenda uma corrente forte a ambos os lados do motor e traga o elevador para perto. Erga o motor para fora do carro devagar, certificando-se de que a parte da frente esteja mais elevada do que a parte posterior. Tome cuidado para que ele não bata no carro conforme você o puxa para fora.

Read this article in English: How to Remove a Car's Engine

Retirando o Front sub frame

Video SUPER amador da desconexão do motor e desaparafusamento do subframe

Retirando o Front sub frame

Expert:  Trevor Witting 
Hi

The correct procedure is to remove the subframe, however, if you are only replacing the clutchh and hydraulic bearing, you can get away with lust unbolting the subfrane at the gearbox end, lowering it down a few inches, and the gearbox will pull out and sit between the subframe and the chassis leg.

It is advisable to support the subframe slightly with a jack underneath it whilst the gearbox is sat on it, and to secure the gearbox whilst it is sat there, especialy if it is in the air on a ramp.

If you are changing the gearbox or want to remove it completely for whatever reason, then you will need to remove the subframe to get enough room to remove it.

Regards

Trev




15/03/2015

Retirada e troca da homocinética

Fiz este vídeo para auxiliar quem estiver com dúvidas de como retirar as homocinéticas do Vectra 94, ou para a inspeção, troca ou para retirar toda a caixa e motor como eu fiz.













O vídeo abaixo peguei na net e me auxiliou a começar a entender o que eu devia fazer.


09/03/2015

Detalhes construtivos da caixa

Plaqueta da caixa 50-40LE

Caixa hidráulica do Vectra

 Detalhe do disco da cremalheira, o conversor de torque é aparafusado neste disco.

 Detalhe do eixo para o acionamento da bomba de engrenagem da caixa(o maior), e para acionar a embreagem TCC(o menor).

 Este é o suporte da caixa no sub frame. Usarei para apoiar o flange nono do motor.

Este suporte se aparafusa no suporte acima.

 Sub quadro, será usado para reforçar o apoio do motor.

Detalhe do sub quadro, onde posso soldar ou aparafusar um suporte para sustentar o lado do ventilador do motor 





Primeiro esboço do acoplamento do motor na caixa hidráulica.

Após a decisão do uso do inversor. Posso confeccionar o flange e demais suportes para o motor. E finalmente montar o motor na caixa e montar o carro novamente.


Atualização de projeto do EVectra

Após pesquisas decidi montar o carro para testes com um inversor industrial. A “mula", o carro para testes, servirá para testar inúmeras situações e já poderei tentar o registro do veículo. Ficará o melhoramento à ser feito futuramente.


Neste projeto, não vou poder recuperar a energia cinética do movimento ao frear o veículo. pois a transmissão não é rígida. Não posso fazer a frenagem regenerativa deste modo.