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10/09/2013

E qual a tensão do motor?


Um pólo era composto por duas bobinas em série. 
Cada bobina com 100 fios. 4 in hand = 25 espiras


Dois pólos eram compostos por 4 bobinas em série.



Este esquema se repetia para os outros dois pólos.



Uma fase era composta por estes dois conjuntos de dois pólos ligados em paralelo.



fase = (100 fios + 100 fios) + (100 fios + 100 fios)  / /  (100 fios + 100 fios) + (100 fios + 100 fios)
fase = (25 esp + 25 esp) + (25 esp + 25 esp)  / /  (25 esp + 25 esp) + (25 esp + 25 esp)

Originalmente, 220v eram aplicados em cima de uma fase do motor.

fase = (25 esp + 25 esp) + (25 esp + 25 esp)

Em teoria, a queda de tensão em cima de cada bobina seria 220 / 4 = 55v.

A nova bobina tem 8 condutores. A redução de espiras foi de 25/8 = 3,125.

fase = (8 esp + 8 esp) + (8 esp + 8 esp)

A redução de tensão também será de 3,125.  Então 55 / 3,125 = 17,6v.

Se eu fosse montar o motor com as configurações e ligações originais, só trocando os condutores, o motor seria agora de 70vca 60Hz trifásico com 50A nominal e 450A de pico.


07/09/2013

Determinando o espaço da ranhura

O diâmetro do fio 24 é 0,635mm e sua área é π r2. Raio = r = 0,635mm / 2 = 0,3175mm
Seção transversal do fio = 3,14 x (0,3175)2 = 3,14 x 0,10080625 = 0,3165mm2

Na ranhura tinha 100 fios e a área da ranhura é 100 x 0,3165mm2 = 31,65mm2

Devemos preencher esta área com a nova fiação e preencher completamente para que possamos aproveitar ao máximo os espaços do estator.

O que devemos fazer então é ir aumentando a bitola até encontrar um que seja grosso o suficiente para aguentar o aumento de corrente e fino o suficiente para ainda ser maleável na colocação.

Vamos fazer uma conta de padeiro:
Na fiação original (fio 24 = [0,025 x 25,4mm] =  0,635mm) o motor aguentava 25A nominal e até (3 x 25A = 75A) de pico.

Vamos dobrar o diâmetro do fio, vamos escolher um fio que tenha um diâmetro de [0,050 x 25,4mm] = 1,27mm => Este é o fio 18 na fieira e 1,26mm2 de área

Com o fio 18 agora nós teremos: 50A nominal e (3 x 50A = 150A) de pico.

Mas este cálculo é para usarmos 1 fio por bobina. Só que vamos usar 3 fios em paralelo.
Então teremos 3 fios na mão in hand para enrolar a bobina.

A capacidade agora é 3 x maior e fica assim:

Capacidade da corrente nominal 3 x 50 = 150A e (3 x 150A = 450A) de pico.
450A de pico será a corrente para termos o torque necessário para tirarmos o veículo da inércia. Tanto parado quanto em movimento.

Nosso in hand agora é 3 fios bitola 18 em paralelo. Este agora é o nosso condutor que iremos montar as bobinas dos pólos do motor.

Quando falarmos em condutor, estaremos nos referindo a estes 3 fios bitola 18 em paralelo.

Nosso condutor agora tem 3 x 1,26mm2 = 3,80mm2  de área

A ranhura tem área de 31,65mm2.

Portanto podemos colocar até 31,65mm2 / 3,81mm2 = 16,7 condutores ≈ 16 condutores na ranhura.
Nossa bobina terá 8 voltas com 3 x fios 18 em paralelo.

OPS!!!

Cálculo errado!!!

31,65mm2 / 3,81mm2 = 8,3 condutores ≈ 8 condutores na ranhura.
Nossa bobina terá 8 voltas com 3 x fios 18 em paralelo.




06/09/2013

Parece brincadeira, mas a loja virtual Disavel, também cancelou a venda do calibrador por falta do produto no estoque.

Mas algumas horas antes precisei comprar uns parafusos pros equipamentos da empresa e fui numa loja indicada pelo pessoal que tem muito parafuso lá. É a rsimioni.
Comprei os parafusos e perguntei de curiosidade se eles tinham calibrador para fios, a resposta foi não.
Então estava eu indo embora e na insistência pela necessidade do calibrador fui olhando rapidamente as prateleiras da loja e quase na fila do caixa, o que eu vejo? Exato o Calibrador de fios, ou Fieira como queiram. E o preço? O mesmo da Disavel sem o frete. R$ 47,75.
A marca é ZAAS e os números não estão em baixo relevo, indicando que as marcas vão sumir com o manuseio. Mas até lá eu já consegui um produto melhor. Mas mesmo se perder as marcações, ainda existe as tabelas que podemos usar.


Não tive dúvidas comprei um na hora. Tá a foto ae pra não deixar mentir.







Agora posso dar continuidade ao enrolamento do motor. Portanto neste fim de semana eu vou calcular qual é e a quantidade do novo fio para a nova fiação.

De acordo com as tabelas da Starret, esta fieira esta na categoria de Padrão Americana para chapa e placa de ferro e aço e seu número Starret seria 283. Portanto a medida da medida 0 é 0.3125 que é uma fração da polegada. Então as medidas estão em frações de polegada.
Fiz uma medida do fio e medi o 24 que dá 0.025 da polegada.

Número 24 = 0,025 x 25,4mm = 0,635mm é o diâmetro do fio


Agora enrole 10 voltas de fio num lápis e meça o comprimento da bobina.
Este comprimento divide por 10. Vai ser o diâmetro de uma espira.
Eu fiz isso e medi 7mm. Dividido por 10 = 0,7mm.

Próximo da medida => 0,635mm <=> 0,7mm

A bobina tem 11 espiras. Conte apenas 10 espiras e verá que mede 7mm

Site da Disavel

Acabei comprando na Disavel. Pois o calibrador estava em falta na Starret.
Agora vamos aguardar entrega pra medir a bitola do fio.

Site da Starret

http://www.starrett.com.br/

Fieira para arames ou Calibrador de fios

Estou parado com o novo enrolamento pois ainda não recebi um calibre de fios que comprei no mercado livre e depois de um mês ainda não recebi.
Hoje recebi a confirmação que o vendedor não irá me entregar.
Mas por coincidência continuei a procurar pela net outro fornecedor e achei a Starret.
E o nome do equipamento também é conhecido por Fieira para arames ou Calibrador de fios. É um instrumento de precisão.
Este é um calibrador para metais não ferrosos, como o cobre por exemplo. É o modelo que precisamos para medir a bitola do fio de cobre do estator. No 281.

E a tabela equivalente entre o número do fio e frações de polegadas é a seguinte: